
Acontece, entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, o 16º Festival de Siriri e Cururu de Mato Grosso. O evento, que começa às 19h e tem entrada gratuita, reúne cerca de 15 grupos das tradicionais manifestações culturais do estado, com o objetivo de preservar e celebrar as raízes culturais mato-grossenses.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Brasil e pelo Instituto Nandaia, com apoio do Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Petrobras e Ministério da Cultura, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Além de dança e música, o festival contará com feira de artesanato e gastronomia, destacando a riqueza cultural da região.
Ao longo de três noites, o público poderá assistir a apresentações preparadas por grupos que representam diferentes interpretações do siriri e do cururu. A abertura oficial ocorre às 19h em cada dia, seguida por performances que prometem envolver os espectadores na essência das tradições regionais.
Entre os destaques estão o Grupo Flor Ribeirinha, referência na difusão do siriri, e outras expressões autênticas como o Grupo de Cururu Tradição de Coxipó e o Grupo de Siriri São Gonçalo Beira Rio. Confira a programação completa ao final desta matéria.